O médico Ivan Lisboa, pediatra da Secretaria de Educação do DF, em palestra realizada durante o curso de formação continuada para os agentes de saúde da SEDF, realizado nos dias 28 e 29 de fevereiro, alertou que o baixo rendimento do aluno pode estar ligado ao Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Dr. Lisboa explicou que o TDAH é um tipo de transtorno de causas genéticas, que aparece geralmente na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.
"Estima-se que o TDAH atinge cerca de 3 a 5 por cento das crianças na idade escolar, este se associa a dificuldades na escola com demais crianças, pais e professores. As crianças são tidas como "avoadas" ou ligadas por um motor, ou seja, não param quietas por um minuto. Os meninos tendem a ter mais sintomas de hiperatividade e impulsividade que as meninas, mas todos são desatentos ", diz.
"Outro fator que pode influenciar rendimento escolar e o comportamento do aluno na escola são os casos de violência no ambiente doméstico". Esta afirmação foi feita pela da Dra. Tânia Mara Campos de Almeida em sua palestra durante o curso.
Segundo Tânia, o baixo rendimento escolar e auto-estima baixa podem indicar que a criança ou adolescente está sendo vítima de abuso. Problemas como o desemprego, o alcoolismo e a pobreza estão por trás de muitos casos de violência doméstica contra meninos e meninas.
Ela destacou que muitas vezes a criança pode revelar a agressão à professores, vizinhos ou até colegas de sala de aula, e acrescentou que de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a pessoa que toma conhecimento de casos de violência e abuso infantil tem que denunciar imediatamente.
As denúncias podem ser feitas no Disque 100 do governo federal e no disque denúncia local, pelo número 197.
"Estima-se que o TDAH atinge cerca de 3 a 5 por cento das crianças na idade escolar, este se associa a dificuldades na escola com demais crianças, pais e professores. As crianças são tidas como "avoadas" ou ligadas por um motor, ou seja, não param quietas por um minuto. Os meninos tendem a ter mais sintomas de hiperatividade e impulsividade que as meninas, mas todos são desatentos ", diz.
"Outro fator que pode influenciar rendimento escolar e o comportamento do aluno na escola são os casos de violência no ambiente doméstico". Esta afirmação foi feita pela da Dra. Tânia Mara Campos de Almeida em sua palestra durante o curso.
Segundo Tânia, o baixo rendimento escolar e auto-estima baixa podem indicar que a criança ou adolescente está sendo vítima de abuso. Problemas como o desemprego, o alcoolismo e a pobreza estão por trás de muitos casos de violência doméstica contra meninos e meninas.
Ela destacou que muitas vezes a criança pode revelar a agressão à professores, vizinhos ou até colegas de sala de aula, e acrescentou que de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a pessoa que toma conhecimento de casos de violência e abuso infantil tem que denunciar imediatamente.
As denúncias podem ser feitas no Disque 100 do governo federal e no disque denúncia local, pelo número 197.
Nenhum comentário:
Postar um comentário